Proposta do projeto

Instituição Proponente: Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós-Graduação: Inglês (Estudos Linguísticos e Literários 41001010012P8)
Palavras-chave: Processamento da linguagem; desenvolvimento linguístico;
Coordenadora: Mailce Borges Mota (UFSC/CNPq)

 

A presente proposta visa contribuir para o Programa de Desenvolvimento da Pós- Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia – ao abordar estes impactos no desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem da leitura, áreas críticas da educação escolar, particularmente no Brasil, onde os índices de desempenho em leitura estão abaixo do nível mínimo de proficiência em avaliações internacionais como o PISA e as taxas de analfabetismo adulto ainda são muito elevadas. Considerando que o desenvolvimento da linguagem oral está intrinsicamente relacionado à aprendizagem da leitura e que esta é um dos principais objetos da aprendizagem escolar, o desenvolvimento da linguagem e a aprendizagem da leitura são dois eixos centrais da presente proposta. Um terceiro eixo é igualmente relevante: a formação continuada de professores na área de desenvolvimento da linguagem e de aprendizagem da leitura, para garantir que estes estejam cada vez mais preparados para lidar com os desafios destes processos na realidade pós-pandêmica. Os resultados do projeto serão inicialmente aplicados nas regiões das instituições cujos docentes pesquisadores integram a equipe proposta. O estudo será conduzido com crianças nos ciclos iniciais da alfabetização, com adultos da EJA que estão em processo de alfabetização e com professores desses grupos. A equipe do projeto é altamente experiente na condução de projetos de pesquisa em rede relacionados aos temas da proposta (desenvolvimento da linguagem, aprendizagem da leitura e formação de professores).